domingo, 11 de julho de 2010

Livro: O Renascer da Esperança




“Os movimentos eclesiais e as novas comunidades são hoje sinal luminoso da beleza de Cristo e da Igreja, sua Esposa. Vós pertenceis à estrutura viva da Igreja. [...] Caros amigos, vos peço que sejais ainda mais, muito mais, colaboradores no ministério apostólico universal do Papa, abrindo as portas a Cristo”. (Papa Bento XVI)

Os movimentos e novas comunidades eclesiais são justamente considerados como um dos maiores frutos concretos da primavera pós-conciliar, o renascimento da esperança em uma Igreja que enfrentava grandes conflitos, em meio ao que era considerada uma espécie de “inverno (Karl Ranher).

O renascer dessa esperança foi afirmada explicitamente pelo Papa João Paulo II e está sendo confirmada pelo pontificado de Papa Bento XVI.

O livro O Renascer da Esperança insere-se em um campo de discussões bastante recente. A retomada desse debate pode ser situada no contexto do Concílio Vaticano II. A obra analisa a evolução da compreensão dos novos Movimentos eclesiais e das Comunidades Novas desde o Sínodo dos Bispos de 1987 (que marca um novo impulso – pós-Vaticano II – dos leigos na Igreja) até o II Encontro de Estudo dos bispos (2008).

O autor é graduado em Filosofia e Teologia, mestre em Teologia Dogmática pela Pontificia Università di San Tommaso d’Aquino – Roma/Itália – e está na fase final de seu trabalho de doutorado pela mesma universidade romana.

É professor universitário – cursos de Teologia, Administração e Direito – e conferencista. Foi Coordenador de Extensão no Instituto Teológico Pastoral do Ceará (ITEP) – atual Faculdade Católica de Fortaleza – e Ouvidor na Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS).

O livro pode ser adquirido através de sua página na livraria do site da Agbook (http://agbook.com.br/book/21673–O_RENASCER_DA_ESPERANCA), por meio de cartão de crédito ou boleto bancário, bastando que o comprador se cadastre.

--
Comentário do Carmadélio, membro da Comunidade Shalom:

A Comunidade Shalom é fruto dessa graça da Igreja em todo o mundo que são as novas comunidades.

Esse livro vem preencher uma lacuna na literatura brasileira até então existente que abordasse o tema em uma perspectiva de vivência ( Renato Neto viveu muitos anos em comunidade de vida, no Brasil e exterior) e de análise, bem fundamentada, na visão da Igreja em seus pronunciamentos papais e em seus documentos. 

”Diz o autor: … O nosso propósito será, então, o de fazer uma reflexão eclesiológica sobre «um dos fenômenos mais surpreendentes e promitentes que se deu na vida da Igreja do nosso tempo: o grande florescimento de movimentos eclesiais e comunidades novas, dando uma atenção especial às últimas intervenções e orientações do Magistério da Igreja, sempre no período do pontificado desses dois papas” ( João Paulo II e Bento XVI)
 
Alguns livros escritos sobre o assunto abordam sempre em uma perspectiva externa, válida, mas sem aquele olhar de quem viveu dentro de sí esse apelo e foi capaz de responder a ele e de lá extrair uma visão madura e purificada dessa graça.

É  livro imperdível para quem quer sair de uma certa visão simplista ou apenas sociológica deste fenômeno ( explicado somente pela ação da graça de Deus) e mergulhar nas formas surpreendentes que Deus sempre  encontra de manifestar seu poder e sua infinita capacidade de presentar o mundo com manifestações de sua bondade, da qual somos felizes testemunhas.
--
No Amor do Amado,

Diogo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário