sábado, 12 de junho de 2010

"Foi um verdadeiro Pentecostes sacerdotal"

Partilho com vocês o relato do Padre Eduardo Braga (Dudu), pároco da Paróquia São João Batista em Rio Bonito-RJ, Arquidiocese de Niterói-RJ, sobre as experiências vividas no encerramento do Ano Sacerdotal em Roma. Padre Dudu também é professor e diretor espiritual do Seminário São José; é Mestre em Teologia Dogmática pela universidade Gregoriana em Roma, e tem se dedicado ao estudo sobre o Espirito Santo.

Escrevo este testemunho horas depois do término, aqui em Roma, do Retiro para sacerdotes ligados a RCC promovida pelo ICCRS e pela Fraternidade Católica das Novas Comunidades Carismáticas.

Tudo foi favorável. Roma está lotada de sacerdotes do mundo inteiro que vieram para o encerramento do Ano Sacerdotal a pedido do Papa Bento. A RCC, sabiamente conduzida pelo Espírito, na véspera da programação oficial, fez um convite aos sacerdotes que estão ligados ao Movimento. O apelo foi bem respondido. Creio que éramos quase 500 sacerdotes. O tema da jornada de retiro foi “O dom do sacerdócio”.

Além de Michelle Moran, presidente do ICCRS, e de Matteo Calisi, presidente da Frater Internacional, o evento contou com o testemunho de dois sacerdotes pioneiros: Pe. Tom Forrest e Pe. Kevin. Além da maternidade espiritual e a profecia da Ir. Briege, que não poderia faltar...

Dom Grech, Bispo da Austrália também nos falou sobre o tema. Fomos ainda agraciados com as palavras de Dom Mauro Piacenza, Secretário da Congregação do Clero.

Foi um verdadeiro Pentecostes sacerdotal! Todos nos recordaram do grande poder dado por Cristo a nós. Falou-se no carisma de cura e da autoridade que temos de expulsar o mal, como continuação da missão de Cristo pelos sacerdotes. Dom Mauro frisava que estávamos vivendo uma convocação do Espírito e foi corajoso ao dizer que, se nós não assumirmos, pelo carisma do Espírito, o dom da caridade pastoral, de guia de nossas comunidades, o diabo começará a guiá-las...Terminou orando: Espírito Santo, renova o Dom do sacerdócio do Filho em todos os sacerdotes aqui presentes!

Em determinado momento, Ir. Briege orava pedindo o Batismo no Espírito Santo e “uma nova graça de santidade”. Eis aqui o ponto forte deste encontro histórico de hoje: um grito do Espírito a nós, acordando-nos e convencendo-nos que é possível ser padre hoje e é possível (e necessário) ser santo!

Conversei com vários padres, e fiquei muito feliz, em saber que todos concordam que o Movimento Carismático continua a ser uma fonte de espiritualidade segura e renovadora para nosso ministério sacerdotal.

Ao Espírito que deseja um Pentecostes sacerdotal que renove a face da terra, toda Honra e Glória! 

Pe. Dudu
Roma, 8 de Junho

-- 

Nós como cristãos, temos a obrigação de orar pelos nossos sacerdotes. Portanto, peçamos ao Espírito Santo de Deus que santifique nossos sacertodes, infundindo neles um novo ardor missionário e que o mesmo Espírito suscite novas e santas vocações na Igreja.

No Amor do Amado,

Diogo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário