quarta-feira, 5 de maio de 2010

Refletindo o Evangelho de Domingo: São João 13, 31-33a.34-35

E aí galera, beleza?

Partilho com vocês o texto que fiz para o mural da minha Paróquia sobre o Evangelho deste domingo [03], espero que Deus fale aos vossos corações!
--
Amai-vos uns aos outros. Como Eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (São João 13, 34-35)
Com estas palavras, Jesus propõe-nos um grande desafio: que nos amemos uns aos outros como Ele nos amou. Para isso, porém, é necessário entendermos Seu amor por nós. Cristo nos amou doando-Se até a morte, sendo humilhado, espancado, cuspido, zombado e derramando todo o Seu sangue por nós na Cruz do Calvário.  Amar, portanto, implica em ação, em despojamento, em doação. Amar é decisão.
O discípulo do Amor entendeu bem as Palavras de Jesus ao dizer que Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (I São João 4, 8) e “Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão” (I São João 4, 20-21). Fazendo coro a estas Palavras, São Tiago diz que a fé sem obras é morta (cf. São Tiago 2, 17).
“Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade” (I São João 3, 18).
Sendo assim, nós podemos “medir” nosso amor a Deus e a qualidade das nossas orações através do nosso amor ao próximo, pois nosso amor a Ele deve mover-nos a amar e sermos canais de amor. De nada adianta rezar 10 rosários por dia e participar de todas as Santas Missas possíveis se não sou capaz de amar aqueles que estão a minha volta, de ajudá-los quando for preciso, de dedicar-lhes tempo, de escutá-los, se não sou capaz de visitar os doentes e mais necessitados, de saciar a fome dos irmãos de rua, se não sou capaz de viver as normas da educação, de dar um simples bom-dia, de abrir um sorriso mesmo quando não tenho vontade, se não sou capaz de corrigir com gentileza quando necessário, se ao invés de jogar o lixo no lixo eu o atiro no chão. É discípulo de Jesus aquele que é capaz de viver o amor.
De fato, o que Jesus nos pede não é fácil, mas torna-se possível quando contamos com o auxílio do Seu Espírito Santo e com a poderosa intercessão de Maria Santíssima.
Peçamos a Jesus a graça de viver o amor:
“Senhor Jesus, eu quero amar, eu quero ser canal de amor, por isso derrama sobre mim o Seu Espírito Santo, o Seu Amor. Que as minhas orações, Jesus, levem-me ao amor, levem-me aos irmãos. Que Maria Santíssima, a Mãe do Amor, interceda por mim. Amém!”

No Amor do Amado,

Diogo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário